Você quer prever o preço do Bitcoin? Veja o Ouro

A correlação de 60 dias entre Bitcoin e ouro atingiu um recorde histórico. A BTC copiou o ouro em termos de evolução de preços nos últimos meses.

Dados em escala macro revelam que a correlação entre ouro e Crypto Genius aumentou em 2020, registrando um novo recorde histórico.

Embora ambos os ativos estejam no ano verde até agora, a Bitcoin ainda está superando o metal precioso, apesar da recente queda de preços.

Correlação BTC-Gold na ATH

De acordo com dados da empresa de análise CoinMetrics, a correlação de 60 dias entre Bitcoin e ouro atingiu um novo recorde de mais de 0,5. Após a métrica ter caído abaixo de -0,3 durante as vendas em meados de março, quando o BTC caiu para $3.700, a correlação de 60 dias tem aumentado gradualmente.

A correlação positiva aumentou acentuadamente no início de julho, quando o dólar americano começou a perder pedaços substanciais de valor. Como tal, parece que durante estes tempos de incerteza para a moeda de reserva global, os investidores estão se voltando para ativos escassos como o ouro e o Bitcoin.

O Kraken, um veterano da Bolsa de Valores dos EUA, também examinou a correlação entre os dois ativos, mas em uma escala micro. O relatório confirmou que a moeda disparou no verão de 2020 e atingiu uma „alta de quase 1 ano de 0,93 em 31 de julho“, e avançou para uma ATH de 0,97 em 10 de agosto.

Entretanto, a escala menor observada pelo Kraken sugere que o Bitcoin se desacoplou do metal precioso nas últimas semanas.

„A rejeição do Bitcoin de uma alta intra-mensal de $12.480 em 17 de agosto colocou o Bitcoin em uma correção de 10 dias que fez com que a ação de preços se desviasse do comércio lateral do ouro“, acrescentou Kraken.

Desempenho do preço YTD: Ouro Vs. Bitcoin

Outra semelhança entre os dois vem de sua evolução de preços em 2020. O ouro e o bitcoin estão entre os ativos com melhor desempenho desde o início do ano.

Normalmente considerado como um instrumento seguro, o preço do ouro saltou 27% desde o início do ano. Seu desempenho impressionante levou até mesmo a um ATH de quase US$ 2.100 por onça no início de agosto.

De fato, talvez para demonstrar a alta correlação acima mencionada entre ouro e bitcoin, o aumento do ouro precedeu o da moeda criptográfica primária. Pouco depois do metal precioso, a BTC atingiu sua alta anual de $12.480.

As semelhanças continuaram, pois ambos os ativos se retraíram desde então. No entanto, o ouro subiu 27% até agora, enquanto o Bitcoin ganhou mais de 40%.